Pular para o conteúdo principal

LIVROS: Educação Importância do livro e de ler bons livros

    O livro é uma das maiores invenções que o homem tem acesso, por meio do livro são transmitidos conhecimentos, culturas de diversos povos e a história do homem não só é preservada como também transmitida de geração para geração. A importância do livro é indiscutível e neste artigo veremos a importância de ler bons livros.


Conhecimento

Bons livros transmitem conhecimento ou saberes. O conhecimento humano deve muito aos livros que permitiu que uma geração mostrasse a geração futura o que ela aprendeu, seus testes, pesquisas e resultados bem sucedidos de trabalhos feitos por homens de sua época. Quando lemos bons livros estamos nós interagindo e abstraindo o conhecimento de outras pessoas sobre os mais diversos assuntos.

Senso crítico

Bons livros nos ajuda a desenvolver o nosso senso crítico, isto é, a capacidade de ler e interpretar cenários a nossa volta e ao mesmo tempo nos posicionar de maneira efetiva e contundente quer a favor, quer contra ou ainda com uma postura neutra. Quando criticamos algo precisamos fazer baseado em parâmetros concretos e precisamos demonstrar não só o conhecimento de causa, mas capacidade de discernir entre o simples e o complexo, o trivial e o inovador e assim por diante.


Cultura

A importância de lermos bons livros é que eles transmitem cultura, pois pessoas que leem pouco tende a ter pouca cultura. Por cultura entenda: estilos de vida, arte, modos de pensar e relacionar-se dentro de uma sociedade ou com outros povos. Através da leitura podemos conhecer detalhes surpreendentes do mundo ao nosso redor.

Melhora a escrita

Outra grande contribuição que o livro pode dar a uma pessoa é ajudá-lo a desenvolver a escrita ou a redação. Pessoas que leem pouco tendem a escrever mal. Quando escrevemos nós estamos reproduzindo de uma maneira direta ou indireta aquilo que sabemos, como sabemos, e que argumentos usaremos para apresentar este conhecimento. O hábito da leitura de livros poderá nos ajudar a desenvolver nossos argumentos, palavras, uso do idioma, entre outros recursos tão importantes para o desenvolvimento de uma redação aceitável.


Prazer

Por fim concluímos que a leitura também é prazerosa especialmente quando escolhemos bons livros para ler, o prazer da leitura está no fato de que muitos livros nos levar a viver a história ou local sobre o qual o livro foi escrito. Não é simplesmente uma leitura, mas é um convite a uma viagem junto com o autor. Naturalmente que bons autores fazer isso e levam de fato seus leitores a viver aquilo ou pelo menos parte daquilo que ele mesmo viveu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto coletivo 30 Anos - A História da Nossa escola - 8º02

A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA Pierina Santin Perret é o nome De uma importante senhora Que doou este terreno Para que fizessem a nossa escola Que hoje tem um ensino da hora!   Em 1974 ela nasceu Na província de Mendonça Republica da nossa vizinha Argentina Casou-se com Hartur Perret em 1923 Reconstruindo os sonhos da menina Em 1935 vieram para Caçador Cheios de planos de prosperidade Tiveram quatro belos filhos Moravam aqui na nossa comunidade E foram felizes de verdade Em 1974 D.Pierina já estava viúva E o terreno poer ela já havia sido doado Para a construção de uma escola Que ajudasse a melhorar a melhorar a educação Das crianças deste pequeno povoado Foi o prefeito Sr. Onélio Francisco Menta Que em 13 de setembro de 1987 Fez uma grande inauguração E daquele dia em diante Aqui se faz educação Aqui você tem conhecimento de qualidade Com bons profission
EMEB PIERINA SANTIN PERRET 30 ANOS PIERINA EMEB PIERINA SANTIN PERRET  Iniciou em uma casa com Jardim de Infância e Pré-Escolar, era mantida pela COMAN, com apoio da Prefeitura Municipal de Caçador. Em 1970 seu nome era “Pernalonga” atendendo 40 alunos. A comunidade do Bairro dos Municípios, vendo a necessidade de uma escola com salas maiores, em reunião decidiram pedir ajuda à Prefeitura, ao Senhor, Prefeito Reno Luiz Caramori, em 1980. Construíram uma escola com 02 salas de aula, 02 banheiros, 01 cozinha, para os alunos de Pré e Jardim. NESTA TURMA EM FRENTE A ESCOLA, ESTÃO AS ALUNAS ELIZA (FILHA DA PIERINA) E  ANITA (IRMÃ DA PIERINA) PIERINA Em 1985 começou a funcionar a 1ª série, com 48 alunos, mantida pela prefeitura, com duas professoras: Genoefa Casagrande e Inês Aparecida C. Lemos. A Comunidade sempre participativa sentiu a necessidade de ampliar a escola em terreno doado pela Sra. Pierina Santin Perret, a qual originou o nome da escola na gestão

VEM AI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  NOITE CULTURAL 22/11/2017